Dicas da Bi – Dieta Detox

20140131-211443.jpg

Dieta é algo que ouvimos de todo tipo: da lua, da proteína, com nome de gente, baseadas em chás ou em um alimento específico. Seja qual for a dieta que você queira fazer, é indispensável a ajuda de um profissional. Nada de depender de um único alimento ou de cortar grupos inteiros de alimentos por períodos longos demais (a não ser por motivo de doença ou religião). Nosso corpo é uma máquina complexa, e saber equilibrar receitas saudáveis adaptando ao seu ritmo é sempre a melhor pedida.

A dieta Desintoxicante baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água e suchás, misturas de sucos e chás. Seus seguidores acreditam que o consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado e com isso promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo. Ela também proíbe comer carnes e produtos industrializados, lactose ou glúten.

É uma dieta que deve ser seguida por 2 a 5 dias, podendo ser estendida, dependendo do bem estar de quem fizer uso dela. Eu, particularmente, prefiro adaptar a dieta detox ao meu estilo de vida, equilibrando minha alimentação fazendo escolhas inteligentes, sem radicalismos.

O mais importante é sempre usar o bom senso e NUNCA comer pouco, pois esses alimentos são rapidamente ingeridos pelo corpo e você sentirá a necessidade de comer mais vezes durante o dia.

Aqui vão algumas receitas detox para você dar uma turbinada no seu organismo:

Suco Detox de Cenoura com Maçã
Ingredientes
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de Chia
200 ml de água de coco
1 folha de couve
Hortelã a gosto
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário

Suco desintoxicante e digestivo
Ingredientes
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
1 suco de limão e raspas da casca
Modo de preparo
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Salada de grãos com manga e gengibre
Ingredientes:
250 g de cevadinha
01 manga madura e firme cortada em cubinhos
03 colheres (sopa) de azeite
01 colher (sobremesa) de gengibre fresco ralado
200 g de castanha-do-Pará quebrada e torrada
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a cevadinha até que fique macia (por aproximadamente meia hora). Retire do fogo, escorra e deixe esfriar . Numa tigela misture a cevada, a manga em cubinhos, o gengibre, o azeite, o sal e a pimenta. Em seguida, acrescente 100 g de castanha-do-Pará. Para decorar, adicione nos copinhos e decore com a castanha restante.

Deixe um comentário